top of page

#1 Biomassa de Banana Verde

​

No Brasil, a banana é a mais importante fruta consumida como complemento alimentar. Durante o processo de colheita e de comercialização, grande parte da produção é perdida em razão da banana ser uma fruta climatérica (que acelera seu processo de envelhecimento após a maturação). Tais perdas podem ser reduzidas por meio do processamento dessas bananas ainda verdes. Uma alternativa é o seu cozimento e transformação em biomassa.
 

A banana verde, é um alimento funcional, que ao ser cozida forma o amido resistente, que é similar a fibra alimentar, não sendo digerido e nem absorvido no intestino delgado, colaborando para a microbiota intestinal, sendo utilizada como alimento para as bactérias benéficas do intestino, mantendo a integridade da sua mucosa. Acelera o trânsito intestinal adequado, prevenindo a constipação, a diarreia, o câncer intestinal, a diabetes; melhora o sistema imunológico; promove saciedade; reduz o índice glicêmico; reduz a absorção de gordura e de colesterol.

Fonte de vitaminas A, B1, B2, B3, além de sódio, potássio, manganês, cobre, fósforo, enxofre, cloro e iodo. É um antioxidante que combate os radicais livres e elimina toxinas do corpo.

Pode ser consumida em sucos de frutas; doces; salgados e pode substituir o creme de leite, pois funciona como espessante.

Ingredientes:

​

- Bananas verdes

- Água
 

Modo de preparo, simples e fácil:

1. Corte as bananas verdes da penca sem deixar aparecer a polpa e as lave com casca;

2. Em uma panela de pressão coloque as bananas verdes cobertas com água e cozinhe-as até pegar a pressão, espere mais 10 minutos e desligue mantendo a panela fechada por mais 15 minutos;

3. Aos poucos retire a casca da polpa, que deve ser colocada imediatamente no liquidificador/processador, para a polpa não esfarinhar (se necessário adicionar um pouco de água para bater).

4. Processe até obter uma pasta bem espessa. Armazene a polpa em um recipiente de vidro ou cerâmica tampado.

5. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa na geladeira até 4 dias. 

#2 Guacamole

​

É uma comida mexicana, muito saborosa.

O ingrediente principal é o abacate, que sempre foi o vilão de muitas dietas por ser uma fruta gordurosa. Realmente a fruta é bastante calórica, em 100g de abacate contém aproximadamente 160 calorias. É uma das principais fontes de gordura monoinsaturada, rico em várias vitaminas e nutrientes, entre eles a vitamina A, E, K; potássio; ácido oleico; folato; ômega 9; triptofano; glutationa e beta-sistosterol.  

É um poderoso antioxidante que atua como protetor das células e garante o combate aos radicais livres que causam danos ao organismo; ajuda na redução do triglicérides e colesterol (podendo reduzir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL), auxiliando na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares; é rico em fibras que auxiliam no trânsito intestinal, melhoram o processo de digestão e aumentam a sensação de saciedade, contribui para a perda da circunferência abdominal; Modula o cortisol, pois é rico em triptofano que é um aminoácido e percursor da serotonina, que proporciona o prazer e o bem-estar.

Lembre-se que o abacate deve ser consumido com cautela. Por isso, procure um nutricionista para introduzir adequadamente este alimento em sua alimentação de maneira equilibrada.

Ingredientes:

​

- 2 Abacates

- 1 Cebola

- 1 Tomate

- 1 Limão

- Folhas de coentro (opcional)

- 1 Pimenta vermelha a gosto

- Sal rosa

​

Modo de preparo:

​

1.  Coloque a polpa do abacate em um recipiente e amasse.

2. Adicione o suco do limão, a cebola picada, o tomate picado, a pimenta, o coentro e o sal.

Dicas:

Ao ir adicionando a pimenta e o sal, você deve ir experimentando em vez de exagerar nas quantidades.

bottom of page